A Mercedes está adaptando uma das tendências de videogame mais controversas de maneira bizarra, adicionando microtransações a um carro.
A Mercedes planeja bloquear o potencial do carro por trás de uma assinatura anual de US $ 1200 (através da unidade (abre na nova guia)). Esta assinatura recebe um 'aumento de aceleração (abre em uma nova guia)', o que aumenta o potencial do motor do carro em até 20%a 24%, o que equivale a 0,8 segundos da aceleração de 0 a 60 mph. Atualmente, isso está disponível na faixa Mercedes-EQ.
A coisa mais irritante sobre essa taxa é que não há adição física ao carro. Já é capaz de atingir essas velocidades, mas o fabricante está optando por reter o verdadeiro desempenho do carro para cobrar a taxa de assinatura do motorista.
Embora você pense que só veria esse tipo de coisa em Gran Turismo 7 ou Forza Motorsport, essa tendência de pagar assinaturas ou taxas aditivas a carros reais vem crescendo nos últimos anos. O mais relevante, a BMW também enfrentou uma reação por oferecer uma assinatura de recursos que seus carros já haviam embutido, como assentos aquecidos. Esses tipos de microtransações são uma maneira de a indústria automobilística encontrar mais receita após vários anos difíceis, mas os fabricantes nerfando seus carros por dinheiro extra é uma proposta de sensação, não importa de que maneira você a corta.
Essas estruturas salariais são um item básico na indústria de jogos, com DLC, cosméticos e frequentadores de serviço ao vivo, como conteúdo sazonal e passes de batalha aparecendo nos principais videogames da AAA nos dias de hoje. Jogos como Fortnite, Warzone, Overwatch 2 e Apex Legends têm uma extensa monetização que vem com o uso contínuo esperado. É realmente impossível entender um futuro em que você é incentivado a usar seu carro mais em um sistema de batalha?
A gamificação contínua da vida real também vai muito além da indústria automobilística. Como vimos o surgimento de colaborações preocupantes entre a criptomoeda e a metaversa, as linhas parecem estar desbastando ainda mais. Ele mostra quanta energia a indústria de jogos possui na criação de padrões de mercado, mesmo fora do setor, e com isso, muito potencial para determinar o que outras empresas podem tentar contra seus clientes.
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