Tiktok lançou oficialmente sua "própria plataforma de promoção e distribuição de música", Soundon, para artistas no U.S., no U.K., no Brasil e na Indonésia.
O polêmico App de compartilhamento de vídeo curto - que continua desempenhando um papel significativo na indústria musical contemporânea - anunciou a estréia do Soundon em uma liberação formal hoje. Tendo lançado no Beta no ano passado, o Soundon está atualmente morando nos países acima mencionados, embora os superiores não pareçam ter identificado um cronograma para um lançamento mais amplo.
- Tiktok lançou oficialmente sua "própria plataforma de promoção e distribuição de música", Soundon, para artistas no U.S., no U.K., no Brasil e na Indonésia.
- Adicionalmente, as licenças de distribuição do Soundon não são exclusivas, de acordo com os recursos disponíveis do serviço - "A resposta simples é não, a licença que você assinou com Soundon não é exclusiva, você também pode usar outro distribuidor junto com o Soundon."
No entanto, Tiktok divulgou que os artistas podem usar o novo serviço para distribuir seu trabalho para grandes plataformas de streaming (Spotify, Música da Apple, Dezer e Pandora entre elas), além de ofertas de bytedance. Utilizando o Soundon para acessar este último - ou seja, Tiktok, Capcut (editor de vídeo) e Resso - permitiria que os criadores obtenham 100% para um tempo ilimitado ", de acordo com seu site.
Aqueles que distribuem músicas para plataformas não de patrimônio através da Soundon "poderão receber 100% de realeza... durante o primeiro ano e 90% nos anos depois", especificados anteriormente. "Nenhuma taxa de transação oculta nem taxa de assinatura serão cobradas", e "você consegue manter todos os direitos e royalties, o que significa que você possui seus mestres e receberá 100% de royalties de todos os DSPs". Para indivíduos no U.S. ou no U.K., o "limiar mínimo de pagamento" em royalties é de US $ 10.
Adicionalmente, as licenças de distribuição do Soundon não são exclusivas, de acordo com os recursos disponíveis do serviço - "A resposta simples é não, a licença que você assinou com Soundon não é exclusiva, você também pode usar outro distribuidor junto com o Soundon."
E, de uma vantagem possível de que a plataforma de distribuição do TikTok poderia ter distribuidores, criadores "pela primeira vez" pode optar por "carregar diretamente a sua música para a Biblioteca de Música Comercial do Tiktok, permitindo que as marcas usem suas faixas em vídeos orgânicos e promovidos, "Soundon disse.
No lado de marketing, os funcionários da mesma forma deixaram claro que "estamos constantemente à procura de música para promover, nossos especialistas promocionais verificarão diariamente em novas músicas distribuídas pela Soundon e selecionará faixas para promoção." Para essas faixas escolhidas, "vamos trabalhar com influenciadores para promover sua música para você, nenhuma taxa de marketing seria cobrada", comunicou Soundon.
Escusado será dizer que a chegada do Soundon no espaço de distribuição é um desenvolvimento notável para grandes jogadores como Distrokid e CD Baby. Dada a relativa falta de taxas associadas ao Soundon, por sua descrição, e o bônus de aprimorados oportunidades promocionais do Tiktok, valerá a pena seguir a taxa de adoção da plataforma em frente.
Claro, os skews de userbase de Tiktok jovens e muitos (mas nem todos) dos criadores cuja música se tornou viral no aplicativo ainda está em seus 20 anos. Consequentemente, a Soundon poderia apelar potencialmente atos em particular.
Comentários
Enviar um comentário