O jornalismo independente é ameaçado em muitas áreas do mundo agora, e durante esses tempos difíceis, as experiências dos jornalistas podem ocasionalmente fazer histórias como cativantes como tópicos que relatam. Isso é particularmente verdadeiro para a equipe de Khabar Lahariya, a saída de notícias de mulheres da Índia que é o assunto do documentário indisponível com OSCAR com Fire_.
Dirigido por Sushmit Ghosh e Rintu Thomas, writing com Fire é o primeiro documentário indiano de longa distância a ser nomeado para um prêmio da Academia, e segue a equipe editorial em Khabar Lahariya como eles transitam de 14 anos de publicação de impressão para o meio digital. O filme narra as experiências de várias mulheres na equipe editorial da saída, em grande parte da casta de dalit oprimida da Índia, como usam smartphones, determinação e compaixão para lançar luz sobre escândalos e falar a verdade ao poder.
Ao representar a equipe das lutas de Khabar Lahariya, writing with Fire oferece audiências um olhar para um mundo que pode parecer estranho para aqueles familiares com o sistema de casta rígido da Índia e um ambiente sociopolítico único, mas também proporciona muitas frustrações familiares também. Os desafios enfrentados por mulheres jornalistas - particularmente em ambientes patriarcais - são generalizados e bem documentados, por exemplo. O mesmo pode ser dito para a dificuldade que muitas lojas de notícias enfrentaram a transição para uma audiência digital cada vez mais on-line.
Ambos os problemas fatoram fortemente para a batalha subida travada pelos jornalistas de Khabar Lahariya quando eles viajam de aldeias remotas para cidades lotadas em busca da verdade.
Enquanto esses elementos definem o palco para a narrativa do filme, writing com Fire também descreve como as questões acima mencionadas (e incontáveis outras) são amplificadas pela enorme disparidade da riqueza da Índia e um sistema de castas que relega uma grande parte da população - incluindo a maior parte do Khabar. Repórteres de Lahariya - para uma classe social e econômica "intocável" ignorada. Que as mulheres de Khabar Lahariya são capazes de alcançar o nível de acesso e alcançar que o alcance é um testemunho de sua perseverança e coragem - algo writing com Fire torna o tempo e o tempo claro novamente ao longo de seu rápido tempo de execução de 92 minutos.
Como o filme indica, treinando e equipando uma equipe de repórteres com iPhones, a fim de gravar vídeos de eventos públicos e entrevistas pode parecer simples o suficiente. No entanto, quando muitas das comunidades relatam (e para alguns, suas próprias casas) não têm eletricidade, os dilemas logísticos que enfrentam rapidamente se tornam claros.
Apesar dos eventos em writing com o Fire Tomando lugar a um mundo longe de muitas audiências, o filme faz um trabalho maravilhoso de encontrar os familiares nas experiências compartilhadas dos repórteres. Eles relatam os acidentes de mineração mortal, a demissão da lei da lei local de casos de assalto sexual, e a ascensão do nacionalismo hindu na política do país, mas a ganância corporativa, a corrupção do governo e o nacionalismo agressivo não são únicos para a Índia. O mesmo pode ser dito para muitos dos problemas que as mulheres enfrentam no filme, se estão lidando com funcionários públicos difíceis ou misoginia casual.
Writing com Fire poderia ter entregue facilmente uma observação destacada de Khabar Lahariya e as mulheres de sua equipe editorial inovadora, mas os diretores do filme encontram apenas o equilíbrio certo das narrativas para mantê-lo fascinantemente estrangeiro e familiar em medidas iguais. Ao fazê-lo, eles garantem que o filme tenha tanto a nos contar sobre as mulheres nas linhas de frente do jornalismo na Índia, como acontece com o mundo do lado de fora de nossas portas.
Sushmit Ghosh e Rintu Thomas' Escrevendo com Fire Es nomeado para um Oscar na cerimônia de premiação da TheAcademy em 27 de março, e terá sua estreia de televisão em 28 de março em PBS.
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